Ação alerta para diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço

 

 Foto: Apolo Rocha / Secom

Na manhã desta terça-feira (29), a Prefeitura de Feira e a Santa Casa realizou uma ação como parte da campanha Julho Verde, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre a doença.

A atividade aconteceu no estacionamento da Prefeitura e teve como foco o diagnóstico precoce. A população teve acesso gratuito a exames como uroscopia (avaliação da cavidade oral), exames clínicos do pescoço para identificação de nódulos e laringoscopia direta, voltada especialmente para pacientes com queixas de rouquidão persistente.

Um estudou revelou que na Bahia, conforme dados do Inca, a estimativa é de cerca de 3 mil novos casos da doença em 2025.Em entrevista ao programa Municípios News, o cirurgião de cabeça e pescoço, Leonardo Rios, ressaltou a importância da atenção aos sinais iniciais.

“Estamos atravessando agora o mês do julho verde, que é o mês nacional de combate ao câncer de cabeça e pescoço, que é uma doença muito mais frequente do que imaginamos, dados do Instituto Nacional do Câncer, apontando que esse tipo de câncer em homens e o quinto mais frequentem e outro dado quando o paciente procura o atendimento médico encontra-se em fase avançada o que dificulta a cura e aumenta a sequelas do tratamento. Então é muito importante ensinar a população quais são os sinais de alarme”, disse o cirurgião.

Rouquidão persistente, feridas ou placas na boca que não cicatrizam e nódulos no pescoço estão entre os principais sinais de alerta para o câncer de cabeça e pescoço — uma doença silenciosa que pode ser fatal se não for identificada a tempo.

“O câncer de cabeça e pescoço tem uma alta taxa de cura, acima de 95% quando o diagnóstico é feito no início, por isso uma ação como essa é importante para alerta a comunidade”, ressaltou Leonardo Rios.

Também presente no evento, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou a importância de ações preventivas e de promoção à saúde.

“A detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura. Por isso, ações como essa junto à Santa Casa de Feira são extremamente importantes para o diagnóstico precoce. O nosso compromisso é ampliar o acesso da população a serviços de saúde e fortalecer campanhas de conscientização como o Julho Verde”.



 As informações são do repórter Gilson Ferreira


Postagem Anterior Próxima Postagem