Foto: Victor Ferreira - ECV
Com a confiança em alta depois de vencer o Ba-Vi 504 na última quinta-feira (16), o Vitória vai à Vila Belmiro nesta segunda-feira (20) em busca de algo que nunca conseguiu: vencer o Peixe fora de casa.
Em 20 jogos com mando paulista, foram 14 vitórias alvinegras e seis empates. O Leão marcou 14 gols, sofreu 43 (saldo de 29 gols negativos) e tem aproveitamento de apenas 10%.
O último confronto entre os times na Vila foi disputado há mais de sete anos, hiato que se explica pelos períodos em que Vitória (2019-2023) e Santos (2024) ficaram longe da Primeira Divisão. E as lembranças não são boas para o lado rubro-negro.
Rodrygo, atacante do Real Madrid e da seleção brasileira, marcou seu primeiro hat-trick em Santos 5 x 2 Vitória, em 2018. O garoto revelado no Peixe tinha apenas 17 anos quando precisou de 31 minutos do primeiro tempo para marcar três gols. O jovem fez chover e atraiu os olhos do Real Madrid sob o comando de... Jair Ventura, que hoje treina o Vitória.
Mas, de todos os confrontos envolvendo Santos e Vitória, o mais importante foi o da final da Copa do Brasil de 2010. A primeira partida da decisão foi disputada na Vila e vencida pelo Peixe por 2 a 0, com gols de Neymar e Marquinhos. A volta, no Barradão, terminou em 2 a 1 para o Rubro-Negro, resultado que confirmou o título dos paulistas.
O dia em que o Leão ficou mais próximo de sentir o sabor dos três pontos jogando fora de casa contra o Santos foi em 8 de outubro de 1988. Em jogo da primeira fase do Campeonato Brasileiro daquela temporada, o placar do tempo normal terminou em 1 a 1 e, como os empates eram decididos nos pênaltis, o Vitória levou a melhor ao vencer por 4 a 2.
O jejum do Vitória, no entanto, não se restringe à Vila. Considerando também os jogos no Barradão, o lado vermelho e preto não vence o Santos há nove jogos ou quase 12 anos. Durante o período, foram oito derrotas para o Leão e um empate. Entre estes confrontos, está o do primeiro turno da Série A de 2025 que terminou em 1 a 0 para os paulistas.
Momento
Além do tabu contra o Santos, o Vitória busca encerrar um incômodo jejum como visitante na Série A, já que é a única equipe das duas principais divisões nacionais que ainda não venceu fora de casa. São 16 jogos sem vencer longe de Salvador no Campeonato Brasileiro (14 de 2025 e mais dois da edição de 2024), o que rende ao Leão a lanterna entre os visitantes do torneio.
A boa notícia é a confiança elevada com o triunfo por 2 a 1 no Ba-Vi, resultado que manteve o Leão a três pontos do próprio Santos, primeiro fora do Z-4. O problema é que o time rubro-negro não vai ter Renato Kayzer, autor de um dos gols no clássico, que está suspenso, assim como Erick, Camutanga e Dudu. Por outro lado, o capitão Lucas Halter retorna de suspensão.
O momento e o tabu do Vitória serão postos à prova a partir das 21h30 (de Brasília) desta segunda-feira (20), em confronto válido pela 29ª rodada da Série A.