Com público de 12 milhões de baianos e turistas, número equivalente a cinco vezes a população de Salvador, o Carnaval 2026 foi encerrado na manhã desta quarta-feira (18). Pelo terceiro ano consecutivo não houve registro de morte violenta (homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) nos circuitos.
Os dados foram apresentados pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior, além dos secretários estaduais diretamente envolvidos na festa.
O Sistema de Reconhecimento Facial da SSP alcançou 73 foragidos da Justiça, número superior à folia de 2025, quando foram encontradas 55 pessoas com mandados de prisão.
“Além da captura de indivíduos que respondem a processos por homicídio, tráfico de drogas, roubo, estelionato, violência contra a mulher, porte ilegal de arma de fogo, estupro e dívida de pensão alimentícia, o Reconhecimento Facial auxiliou também na localização de duas pessoas desaparecidas”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Portais de Abordagem
Mais de 7.500 objetos proibidos foram apreendidos nos 53 Portais de Abordagem montados nos acessos aos circuitos oficiais. O número representa um aumento de 51% na comparação com o Carnaval de 2025.
Uma pistola calibre 40, carregador, munições, facas, garfos, garrafas de vidro, estiletes e produtos inflamáveis foram recolhidos pelos profissionais da Segurança Pública.
Ouvidoria SSP
A Ouvidoria Geral da Secretaria da Segurança Pública ouviu 11.561 pessoas durante o Carnaval 2025 nos Circuitos oficiais e nos eventos realizados nos bairros de Rio Vermelho, Itapuã, Periperi, Liberdade e Cajazeiras. De acordo com a pesquisa, 90% dos entrevistados se sentiram seguros com a atuação das Forças da Segurança do estado durante a festa deste ano.
OUTROS DADOS
Os casos de tentativas de homicídio apresentaram diminuição de 28,6%. Cinco ocorrências foram computadas este ano, contra sete no ano passado
A Polícia contabilizou ainda 65 prisões em flagrante, aumento de 35,4% na comparação com 2025, e 135 Termos Circunstanciados de Ocorrência.
Finalizando, as Forças da Segurança registraram também 113 ocorrências de lesão corporal leve, 983 de furtos e 140 de roubos.
