O primeiro-ministro do Reuno Unido, Keir Starmer, anunciou
nesta segunda-feira (22) que renunciará ao cargo, com um novo líder sendo
empossado até o retorno do Parlamento em setembro, abrindo caminho para que o
país tenha seu sétimo premiê em dez anos.
Menos de dois anos após ter obtido vitória esmagadora nas
eleições, que prometia pôr fim ao caos na política britânica, Starmer afirmou
que estava claro que seu partido queria que ele se afastasse.
Segundo o premiê, as indicações para o substituto serão
abertas em 9 de julho. No entanto, seu rival Andy Burnham é claro favorito.
"A questão que meu partido está levantando agora é se
eu sou a pessoa mais indicada para nos liderar nas próximas eleições gerais.
Ouvi a resposta do meu grupo parlamentar a essa pergunta e aceito essa resposta
com dignidade", afirmou.
