Com o ponto alto das homenagens a Santo Antônio, na última sexta-feira (13), o clima junino tomou conta da Bahia, no fim de semana, repleto de festividades antes do São João. Em oito zonas turísticas, a cultura nordestina foi celebrada, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).
Em Salvador, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, a sede da Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef-BA), no Campo Grande, foi palco do Forró da Inclusão, que animou pessoas com deficiência (PcD) e convidados. Além de música, quadrilha e pratos típicos, houve uma exposição fotográfica sobre turismo inclusivo. A primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais, Tatiana Velloso, e a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, participaram do evento.
“É gratificante ver nossos associados manifestando a sua alegria nos festejos juninos, com esse apoio fundamental do Governo do Estado, que tem sido um grande parceiro da entidade em ações de inclusão”, disse a presidente da Abadef-BA, Silvanete Brandão.
Ainda na capital, o bar Primeira Saída, na Pituba, recebeu
mais uma edição do Forró News, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas da
Bahia (Sinjorba); e a Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, ofereceu samba
junino e forró pé de serra aos comerciantes e visitantes.
Nos Caminhos do Sertão, a 8ª edição do Arraiá da Aresol reuniu quase 20 mil pessoas em Monte Santo, atraindo habitantes de municípios próximos. “Tivemos manifestações culturais e brincadeiras juninas para a criançada. O São João chegou forte em Monte Santo, com o importante apoio da Setur-BA”, relatou o organizador do evento, Luís Costa. Na mesma zona turística, o Arraiá de Capela do Alto Alegre movimentou a cidade.
Nos Caminhos do Oeste, o município de Santana promoveu o São João no Calçadão, com diversas atrações. Ainda na região, Ibotirama sediou o Arraiá da Capital do Céu, que incluiu o tradicional Passeio Matuto.
Na Chapada Diamantina, Mundo Novo foi palco do Festival
Sabores e Saberes, com sanfoneiros, fanfarras, sarau literário, concurso
gastronômico, cozinha show e feira da economia solidária. Em Ipirá, também na
Chapada, aconteceu o São João Velho Antecipado, mantendo a tradição forrozeira.