A Comissão Nacional de Residência Médica, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizou nesta sexta-feira (22), uma visita ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. O encontro teve como objetivo avaliar a unidade hospitalar para a implantação de novos programas de residência médica e a ampliação de vagas já existentes.
A equipe foi recebida pela diretora-geral do HGCA, Cristiana França , pelo coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME), Dr. Lúcio Couto , além de diretores, supervisores, coordenadores e preceptores dos programas já em andamento. A reunião inicial contou com a participação do avaliador Jedson dos Santos Nascimento, representante da Comissão Nacional de Residência Médica.
O Hospital Geral Clériston Andrade é reconhecido como um dos principais centros formadores de especialistas na Bahia. Criado em 1991, o programa de residência médica da instituição conta atualmente com oito áreas de atuação, desempenhando papel fundamental na formação de novos profissionais que fortalecem a rede pública de saúde.
De acordo com a diretora-geral, Cristiana França, a visita reforça a relevância do HGCA como instituição de ensino e formação médica. “Receber a Comissão Nacional de Residência Médica demonstra que o nosso hospital segue consolidando sua vocação não apenas como unidade de assistência, mas também como espaço de formação de novos especialistas. Esse é um passo importante para ampliar ainda mais nossa contribuição à saúde da Bahia”, destacou.
Já o coordenador da COREME, Dr. Lúcio Couto, ressaltou o empenho da equipe na busca por novos programas. Na opinião dele a iniciativa reafirma o compromisso do HGCA em fortalecer a formação médica no interior da Bahia, garantindo qualificação e ampliando a capacidade de atendimento especializado à população.“Estamos pleiteando o credenciamento da residência em Medicina de Emergência, com três vagas anuais, além da ampliação de vagas na Medicina Intensiva, que passaria de duas para três. Essa visita é fundamental para que possamos apresentar nossa estrutura física, pedagógica e o corpo de supervisores e preceptores que sustentam a qualidade do ensino aqui desenvolvido”, explicou.
Tags:
Feira de Santana