![]() |
Foto: Reginado Júnior / Portal MF |
Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS) prepara sua 18ª edição, que acontece de 23 a 28 de setembro de 2025, na Praça Padre Ovídio. Com uma programação que abrange recitais, shows, mesas literárias, oficinas e atividades infantis, o evento reforça sua missão de formar leitores e valorizar a cultura regional e nacional. A realização é da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Sesc Feira de Santana e Produtora Casa Amarela, com parcerias da Arquidiocese de Feira de Santana, Prefeitura Municipal, Secretaria Estadual de Educação (NTE 19), UFRB e IFBA Campus Feira.
Até o momento, a programação inclui 19 conversas com escritores e mesas literárias, 9 apresentações culturais, 9 shows musicais e atividades de multilinguagem, 1 espetáculo teatral, 9 contações de história, 77 lançamentos de livros, 3 exposições, 3 oficinas e 18 expositores na Feirinha Livre de empreendedorismo popular.
Entre as atrações confirmadas estão recitais de cordel com Izabel Nascimento (SE), Franklin Maxado (BA), Auritha Tabajara (CE) e Sueli Valeriano (BA), na Praça do Cordel que leva o nome da homenageada. No palco principal, shows como o tributo a Carlos Pitta, "Amadas Canções" - em celebração à obra de Jorge Amado - com Maria João Amado e Guida Moira, além de apresentações de Paulinho Jequié, Maryzélia com Pretinho da Serrinha, Jau e Baio do Acordeon e os Bambas do Nordeste.
A programação literária traz nomes como Sérgio Vaz (SP), Aldri Anunciação (BA), Aline Bei (SP), Penélope Martins (SP), Paloma Amado (BA) - filha do célebre escritor Jorge Amado - e Antonio Marinho (PE), que participam de conversas e mesas temáticas. O FLIFINHA, dedicado às crianças, terá contação de histórias com Paula Brito, o espetáculo "Drummond para Crianças" e um sarau com jovens autores.
O encerramento do festival será marcado por uma apresentação especial do Ilê Aiyê, no domingo, 28 de setembro, no Palco Bel da Bonita. O bloco afro de Salvador, conhecido como "O Mais Belo dos Belos", trará toda a força e representatividade da cultura negra baiana para fechar com grande celebração a 18ª edição do FLIFS.
A coordenadora do FLIFS, Cristiana Oliveira, comenta a diversidade da programação: "O FLIFS é um espelho da riqueza e da variedade da nossa cultura. Unimos a força da literatura popular com a música, o teatro e a voz de autores de todo o país, criando uma experiência plural e enriquecedora para todos os públicos".
Novas atrações e participantes ainda serão confirmados nas próximas semanas, ampliando a grade diversa da programação. Oficinas, exposições e espaços de troca de livros complementam a agenda do festival.
Programa Bahia Literária
Em 2025, a FLIFS foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias de Cultura e de Educação, por meio da Fundação Pedro Calmon. A iniciativa está inserida na modalidade de fomento à execução de ações culturais e se alinha às diretrizes do Decreto Federal nº 11.453/2023, da Política Estadual de Cultura (Lei nº12.365/2011), do Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014) e do Plano Estadual de Educação da Bahia.