O Brasil fez na quarta-feira (17) o penúltimo treino antes
do jogo contra o Haiti, pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo. No
início da tarde, Carlo Ancelotti comandou o trabalho com os 26 jogadores em
Nova Jersey. A principal novidade foi Neymar trabalhando junto com os
companheiros no aquecimento. Ele foi aplaudido pelos atletas e passou por uma
espécie de batismo em um corredor polonês.
Diferente da última terça-feira (16), quando o camisa
10 bateu bola sozinho, esta foi a primeira atividade dele reintegrado ao grupo.
Depois dos primeiros 10 minutos do treino, Neymar fez trabalhos físicos
separadamente.
Ele não enfrentará Haiti, já que ainda precisa aprimorar o
condicionamento físico e ganhar ritmo de jogo. Na entrada em campo, o camisa 10
brincou com os jornalistas perguntando se estavam com saudade dele.
A imprensa teve acesso somente aos 15 minutos iniciais do
treinamento. Nesse período, Carlo Ancelotti fez um trabalho tático e indicou
uma escalação no 4-2-4. No campo, o time de linha foi posicionado com Danilo (e
depois Éderson), Marquinhos, Léo Pereira e Douglas Santos; Fabinho e Bruno
Guimarães; Martinelli, Vini Jr., Igor Thiago e Luiz Henrique.
Na segunda-feira (15), Neymar fez exames e desfalcou a
atividade. O departamento médico quis avaliar o processo de cicatrização do
problema na perna direita do atacante. Na terça-feira (16), ele esteve em campo
pela primeira vez desde a apresentação da Seleção para a Copa e fez corridas
lineares. Já nesta quarta, fez trabalhos com maior complexidade, como trocas de
direção e frenagem.
Até então, o camisa 10 vinha trabalhando apenas na parte
interna do centro de treinamento, junto de fisioterapeutas e preparadores
físicos. Nas últimas semanas, a CBF reforça nos bastidores que Neymar não está
apenas tratando de lesão, mas treinando a parte física com as limitações que a
panturrilha demanda. A preocupação é de que ele não perca tanto a condição
muscular, com a transição para o campo sendo direcionada para a questão
cardiovascular.
Segundo colocado do Grupo C ao lado de Marrocos com um ponto somado, o Brasil volta a campo na sexta-feira (19), contra o Haiti, às 21h30 (de Brasília), na Filadélfia.
