Encontro estadual transforma Centro de Convenções em palco do empreendedorismo baiano

Foto: Divulgação/Greyce Coli

Feira de Santana foi tomada, nesta segunda-feira (20), por uma energia empreendedora contagiante. Caravanas vindas de todos os cantos da Bahia, do extremo sul de Mucuri ao oeste de Luís Eduardo Magalhães, lotaram o auditório do Centro de Convenções para celebrar histórias de superação, aprendizado e união durante o XIII Encontro Estadual do Empreender e o III Encontro Estadual do CMEC - Conectando Histórias, Transformando Realidades.

O evento, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), reuniu lideranças empresariais, empreendedores e representantes de associações comerciais de cerca de 50 municípios. Além de uma programação intensa com palestras, talk shows e cases de sucesso, o público pôde vivenciar uma verdadeira imersão no universo do associativismo, com visitações à Vila do Empreender. Na área externa ao teatro, uma mostra vibrante de produtos e serviços de empreendedores contemplados pelo programa e apresentações culturais de fanfarra e da contagiante Quixabeira da Matinha, que garantiram ritmo e alegria entre as atividades.

A edição também marcou os 25 anos do projeto Empreender, um marco na história do fortalecimento das micro e pequenas empresas no estado. “Temos aqui caravanas que cruzaram mais de dois mil quilômetros para participar. Isso mostra o quanto o Empreender e o CMEC se enraizaram na Bahia. Hoje, 32 associações comerciais são lideradas por mulheres. Elas transformaram o nosso sistema, e a gente reconhece essa força”, destacou Cloves Cedraz, presidente da Faceb.

A fala traduz o clima de emoção e pertencimento que tomou conta do evento. Para Herriette Cedraz, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) na Bahia, a realização do encontro em Feira de Santana reforça a importância de promover o protagonismo feminino no ambiente empresarial. “Estamos fortalecendo o associativismo de forma mais integrada, mostrando que o papel da mulher vai muito além de um protagonismo simbólico. Queremos mulheres à frente dos seus negócios, engajadas e efetivas nas transformações que desejam ver”, afirmou.

Aprendizado, inspiração e conexões

A programação levou ao palco nomes como Edson Lopes Cedraz Filho, sócio da Deloitte Touche Tohmatsu, que apresentou uma análise sobre os cenários econômicos de curto e médio prazo; Fernando Barra, especialista em inteligência artificial, que provocou o público com um dos temas mais esperados do dia: “O líder da era cognitiva: performance, propósito ou progresso”; e Kleison Melo, empresário e palestrante, que encerrou o dia com a palestra “VLV – Venda, Lucro e Vida: desperte a potência do empresário que existe em você”, arrancando aplausos entusiasmados da plateia.

Entre os momentos mais marcantes, os talk shows reuniram mulheres que inspiram. No painel “O que o Empreender e o CMEC têm em comum”, Herriette Cedraz, Rivânia de Oliveira (Rio Grande do Norte) e Isabel Mendes (Minas Gerais) trocaram experiências sobre conquistas e desafios na jornada empreendedora. Já o segundo painel, “Cases do Empreender na Bahia”, contou com Adriano Câmera, coordenador da Faceb, Carlos Henrique Oliveira, gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, e representantes de núcleos de diversas cidades baianas, mostrando na prática como o programa tem transformado realidades.

Histórias que inspiram

Entre os inúmeros relatos de transformação, a história de Luciana Santos, de Santo Antônio de Jesus, que trouxe seus produtos para a Vila do Empreender. “Antes do Empreender, eu achava o meu trabalho pequeno. Eu não sabia me comunicar, não sabia precificar. Hoje eu tenho uma rede de irmãs empreendedoras, aprendi a valorizar o meu trabalho e a transformar o meu negócio”, contou Luciana, fundadora da Lu Acássia Home Decor, especializada em crochê moderno.

Parceria que gera desenvolvimento

Durante o evento, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou o impacto da parceria com a Faceb e o alcance do Empreender: “A força desse programa está na união. A parceria com a Faceb é fantástica porque leva conhecimento, capacitação e oportunidades a territórios que antes tinham dificuldade de acesso. Estamos juntos nessa missão de transformar a realidade dos empreendedores baianos.”

Presenças e reconhecimento

O encontro também contou com a presença de diversas autoridades e representantes do setor empresarial e político, como Genildo Melo, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS); Marco Silva, presidente do Sindicato do Comércio (Sicomércio); Isailton Reis, gerente regional do Sebrae; Luciano Giudice, representando o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida; deputado federal José Neto; e o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo.

Ao final, o sentimento unânime transmitido em palavras, sorrisos e abraços: mais do que um evento, o XIII Encontro Estadual do Empreender e o III Encontro Estadual do CMEC foram uma celebração do associativismo, da força feminina e do poder transformador do trabalho coletivo.  “O balanço é extremamente positivo. Tivemos um público comprometido, que veio para trocar experiências, aprender e compartilhar resultados. O índice de satisfação é altíssimo e isso mostra que estamos no caminho certo”, concluiu Cloves Cedraz.

Postagem Anterior Próxima Postagem