REGIONAIS BAHIA 2025.2

Com registros de chuvas intensas, Bahia tem mais de 150 mil raios nos primeiros dias de 2026

Foto: Divulgação

As fortes chuvas acompanhadas por elevada incidência de raios e ventos intensos nos primeiros dias do ano têm elevado os volumes de precipitação e mantido dezenas de municípios da Bahia em estado de atenção. Diante do cenário, a Coelba reforçou o monitoramento da rede elétrica, ampliou suas estruturas operacionais e mantém equipes em prontidão para atuar em ocorrências provocadas pelos temporais. Ao menos 38 municípios estiveram sob alerta laranja, conforme aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

O alerta abrangeu municípios das regiões centro-sul, sul, extremo oeste, norte e nordeste da Bahia, áreas que também foram impactadas por chuvas intensas, rajadas de vento e descargas atmosféricas. De acordo com o Inmet, durante o período podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos entre 60 e 100 km/h, além de risco de queda de granizo. 

Os dados meteorológicos reforçam um início de ano mais severo. No dia 3 de janeiro, a média de precipitação registrada em toda a Bahia foi de 5,3 mm em 2025, enquanto em 2026 o volume chegou a 11,6 mm, mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano anterior. 

A incidência de descargas atmosféricas também apresentou crescimento expressivo. Em 2025, a média diária de raios na Bahia foi de cerca de 10 mil registros, com os primeiros dias do ano apresentando menos de 5 mil ocorrências diárias. Já em 2026, os números foram significativamente mais elevados: 42 mil raios no dia 1º de janeiro, 60 mil no dia 2 e 57 mil no dia 3, evidenciando a intensidade dos temporais registrados no estado. 

Diante do alerta meteorológico, a Coelba está atuando em regime de emergência, com quase o triplo de equipes em campo em relação a um dia normal, priorizando a segurança das pessoas e a rápida recomposição do sistema elétrico nas áreas afetadas. No Centro de Operações da distribuidora, houve um incremento de cerca de 30% no número de operadores, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta às ocorrências. 

“Esse aumento expressivo no volume de chuvas e na incidência de raios exige atenção redobrada, tanto das equipes operacionais quanto da população. A Neoenergia Coelba ativou seu plano de contingência, ampliou o efetivo em campo e no Centro de Operações e segue monitorando a rede elétrica de forma contínua para reduzir impactos e garantir a segurança da população”, afirma Pedro Jerônimo, gerente de Operações da Coelba. 

A concessionária orienta que, durante períodos de chuva intensa, ventos fortes e descargas atmosféricas, a população mantenha distância da rede elétrica, não se aproxime de cabos no chão e evite áreas alagadas, adotando sempre comportamentos preventivos. 

Com a previsão de continuidade das instabilidades nos próximos dias, a Coelba segue com equipes mobilizadas e o sistema elétrico monitorado em tempo integral, priorizando a segurança e a continuidade do fornecimento de energia nas regiões impactadas.

Postagem Anterior Próxima Postagem